quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Top 5 de "tiozices" sobre o Rock.


Por Nilton Rodrigues


Repita comigo: “Só usarei camiseta branca escrito “Eu estive em Floripa”, nunca mais farei os chifrinhos com os dedos e o único Eddie que amarei será o Eddie Murphy”. Provavelmente este é o desejo daquele(a) tiozinho(a) que sempre pede para você desligar o som quando você está pulando que nem macaco com alergia ao som de Slayer. Mas pior que isso são os estereótipos “tiozianos”. Minha teoria é que exista uma sociedade secreta de tiozinhos que se encontram anualmente em conferências para discutirem uma maneira de limarem o rock da existência e impor a supremacia anti-guitarra. Porque não é possível tamanha coincidência, do Oiapoque ao Chuí, tiozinhos de todas as espécies, tamanhos, com dentes ou banguelas, entoam numa só voz os grandes clássicos de repulsa ao “róqui”. Tudo obedece a um rigoroso processo de padronização para o referido deboche, principalmente todos acompanhados de “...aí” ao final de cada frase. Não entendeu? Acalma-te madafaca, afinal, tenho que segurar a audiência ehehe. Foi difícil selecionar a nata dos comentários, a “crème de la crème” da artilharia anti-headbanger, mas aí estão as cinco mais, uhu!

5º) “Esses cabeludu drogadu aí...”: Este é uma delicia, uma matemática simples, longa cabeleira + guitarra = verme! E se o elemento tiver uma tatuagem então, é um verme ao quadrado. Simples assim”. Dica Zoneira: prenda o cabelo e diga que esse desenho no seu braço é uma figurinha que veio no chiclete.

4º) “Essas gritarias aí...”: Não importa se é uma balada rocker ou uma paulada thrash, aos ouvidos do tiozinho, tudo irá soar como uma gritaria dos infernos, e não adianta argumentar, a réplica será: “no meu tempo, as “cousa” tinha mais sentimento do que essas gritarias AÍ”. Dica Zoneira: sorria, apenas sorria.

3º) “Não se entende nada do que eles estão dizendo aí...”: Praticamente um filhote do item anterior, pois se é gritaria e em inglês então, está montado o grande caos na cabeça do tiozinho. Tudo é posto nesta ordem: Se o tiozinho não entende inglês, o universo também não tem direito de saber. Dica Zoneira: Diga que o CCAA faliu.

2º) “Essas camisa de monstro aí...”: Um clássico! Praticamente “E o vento levou” das pérolas “tiozianas”. Aquela camiseta com o Eddie do Iron Maiden estampado, capa de um grande clássico do rock mundial, que contém hinos que embalou e destroncou pescoços de gerações inteiras, vira simplesmente “um monstro qualquer”. Não é um “monstro”, é o messias dos decibéis, o papa do bate-cabeça, o Todo Poderoso dos riffs, o Silvio Santos do Metal, o ...bom, vocês entenderam! Dica Zoneira: Diga que você comprou a camiseta de uma trupe mambembe de terror falida que fazia apresentações em churrascarias.

1°) “ Esses Sepultura aí...”: De Iron Maiden à Krisiun, de Metallica à CPM22, tudo vira Sepultura. Mágica? Não meu amiguinho, tiozice. Talvez Sepultura, um dos grandes nomes do Rock mundial, indiferente de predileções de estilo dentro do gênero, é talentosa e merece o respeito de todos os apreciadores do “róqui”, mas infelizmente, a banda carrega uma cruz (de cabeça para baixo, obviamente) muito pesada, para o inconsciente coletivo, leia-se o leigo e os bunda-moles que nunca escutaram nem 20 segundos de sua música, a banda é sinônimo de “róqui paulêra” e pedrada na orelha. Isso é bom? Talvez. Dica Zoneira: Em março, quando você estiver indo para o show do Iron Maiden, diga que você irá no show do “conjunto” Sepultura.

Captou? Beleza pura, agora tire estes fones de ouvido e vá escutar Tonico e Tinoco.
Já me xingaram dizendo que eu desrespeito os idosos por causa desta história de tiozinhos. Ora meus queridos que faltaram à aula de interpretação de texto da quinta série, tiozinho é um estado de espírito, que na realidade está numa faixa etária bem mais jovem do que você imagina, ou como diria o Caetano: Ou não.

See ya!

Nenhum comentário: