sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Onde está o "Voilà" da propaganda?

Por Nilton Rodrigues


Publicitários, principalmente de criação, são pessoas bem esquisitas. Para alguns esta afirmação pode soar como um elogio, basta analisar a galerinha “pra frentex” que povoa as seções de literatura estrangeira das livrarias Megastores e comprovar. Mas na realidade a designação “Publicitário” está cada vez mais se distanciado do seu teórico significado “profissional de propaganda”.
A propaganda é como um espetáculo de circo, ou seja, tudo é muito bonito, mas ao menor descuido do malabarista, o desastre está feito, e o respeitável público está a postos para vaiar. Isto acontece porque o malabarista quer equilibrar mais pratos que seu concorrente e automaticamente levar um crédito com o dono do circo (que, diga-se de passagem, está defecando e andando para o maior espetáculo da terra).
Publicitários e profissionais de propaganda são antagonismos que só quem está ativamente na área pode analisar. Publicitários querem vender para publicitários, publicitários querem engolir uma espada maior que o faquir. Profissionais de propaganda são como aquele doce que só a nossa vó sabe fazer: direto ao ponto, sabe como tirar um suspiro e deixar até o mais formatado engravatado com doze anos de idade novamente. Publicitário se esforça para soar rebuscado, profissional de propaganda faz questão de ser criança, pois como disse um certo filosofo “A imaginação é a inteligência se divertindo”, e o que seria a criação sem o fun da propaganda?
Propaganda boa é aquela que faz carinho no cérebro de nosso receptor, que impulsiona de uma maneira sadia e amigável (causando um estranho fenômeno de necessidade) ao consumo.
E na realidade a maioria das propagandas feitas por publicitários para publicitários não massageiam a inteligência de ninguém, está mais para uma piada sem graça que acabamos rindo para não perder o amigo.
Experimente o verdadeiro prazer de vender bem, com classe, humor e ousadia (agradando o respeitável público e o circo com ingressos esgotados).

Originalmente publicado em http://www.zielcom.wordpress.com/

Nenhum comentário: