domingo, 16 de setembro de 2007

CRÍTICA: Os mensageiros


Por Nilton Rodrigues


Pois é seus toco de gente...o Titio Nilton e sua primeira dama zoneira foram à sua tradicional sessão de cinema no findi, e foi aquela coisa né...uma facada no bucho, 13 reais o ingresso mais umas jujubas é praticamente um suicídio para o bolso desse amigo que vos fala, mas quem foi que disse que a "maldição nerd" sai barato?

Me interessei muito por Os Mensageiros, primeira incursão dos irmãos Pang em Hollywood, mas para quem não sabe, ou se faz de louco para andar de ambulância, essas figuras de nome engraçado são considerados os mestres do terror oriental, basta ver VISÕES e comprovar uma aula de terror de olhos puxados, um alívio para quem não aguenta mais ver meninas saindo de dentro do televisor e do ralo...Mas não é que o filme deixa a desejar justamente usufruindo desses clichês dos filmes japas?

A gente saí do cinema com a mesma sensação de quando ouvimos uma piada duas vezes, "legal, mas...conta outra". A premissa é bem banal também, uma familia que se muda para o interior dos EUA para tentar a vida no campo e fugir do stress da cidade grande, só que o casal do filme tem adivinhem...uma filha revoltada e incompreendida (novidade! sei, uhum...), e lá, apenas ela e o irmãozinho caçula que é mudo (vão gastar 13 reais pra saber o porquê, seus folgados!) começam a ver fantasmas. E pra variar os pais não acreditam nela (pérola!). Mas obvio que este resumo eu fiz com uma tremenda má vontade hahaha. O bacana é ver como os "Irmões" Pang fazem uma clara referência a filmes cults ocidentais do genêro como O Iluminado e Os Pássaros. A película tem bons momentos de susto, mas peca no velho clichezão do cagaço por takes rápidos com efeitos sonoros de uma nota só. A trilha é um espetáculo à parte e a fotografia da fazenda cheia de girassóis enche os olhos. Uma pena que os Os Brother Pang não aproveitaram essa primeira visita a terra do tio Sam pra mostrar todo o talento que eles têm, mas na próxima quem sabe? Vale a pena quando não se tem mais opção no cinema. Nota 6