quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Video Music Brasil - O paraíso dos cabelinhos matematicamente desgrenhados


Por Nilton Rodrigues

Hail Zoneiros! Tudo em riba? Longe de mim querer roubar o papel do Nélson Rubens, muito menos do Leão Lobo (esse muito menos), mas TV é uma maldição nerdistica daquelas que nem as vinhetinhas mal feitas do Hans Donner consegue nos afastar, e me sinto no dever Zoneiro de comentar um canibalismo televisivo que aconteceu comigo. Pois é seus sacripancas, mas esses dias seu amiguinho de costeletas largas (eu, oras),estava vendo mais uma edição do bobalhão VMB (ou viados marombados do Brasil), digo, Video Music Brasil, e novamente fui surpreendido...pelo meu fracassado senso de falta de vontade em desistir de assistir isso (viram como eu sei falar difícil, madafacas!)ahhaha...traduzindo: mais um espetáculo da panelinha "cool" da música e de meia duzia de boçais que se acham na crista da onda ouvindo as bandinhas de "roqui" mais pedidas do momento. D-E-P-R-I-M-E-N-T-E!
Lá estavam todos os clichês de uma festinha brasileira: Os furões, os "artistas" novatos, os discursos inflamados pseudo-engajados, os trejeitos de "mano" dos amantes de Charlie Brown Jr, a desafinada que só tem bunda e peito e os musicais mais manjados que atendentes de Telemarketing. E o mais preocupante: por que diabos, toda bandinha iniciante de rock, principalmente de uns 5 anos pra cá, usam um penteado néo-beatnik e sessentista deslocado atemporal do tipo "Ei, sou um boyzinho de apartamento, mas preciso usar meu cabelo desarrumado pra parecer um roqueiro da hora e mal". São tantas bandas assim, representantes da falta de personalidade, que se for citar alguma, o pessoal vai bater em mim com seus all star surrados.
Mas tudo isso pra dizer e lamentar a falta de opções que temos hoje na indústria fonográfica, que chega a dar dó das bandas talentosas que amam o que fazem e querem viver disso.
Não dá mais pra ver a Cicarelli e aqueles vj's descolados tentando posar de bolachinha mais recheada do pacote, e aquelas "bandecas" do tipo "cansei de ser sexy", cuja emissora tenta meter goela abaixo, dizendo que é moderna e está bombando em festivais ingleses (coitados, fuja Mr. Bean!).Culpa sabe de quem? Nossa (eu nem tanto heheh), que alimentamos esse mercado viciado em "suuuuuuucesso" e estereótipos do momento (lembram-se dos colares do Robertão?), que não nos prestamos nem a desligar o rádio e escutar algo que não esteja perto de nossos olhos (e ouvidos)! Isso sem falar do preconceito contra estilos musicais que não estão nos holofotes como o Heavy Metal e o verdadeiro Punk Rock, mas isso já é outro assunto, é paixão, coisa que a mídia está muito ocupada no momento procurando o "hit do verão" de 2008 para entender.

See ya!


PS: Pior que a cachorro grande faz um pusta show mesmo!

Nenhum comentário: