quarta-feira, 16 de julho de 2008

2008 é o ano do mestre.


Por Nilton Rodrigues


Que 2008 é um ano estupendo para o cinema nerd, não é nenhuma novidade, sexta-feira está aí para concordar comigo. Mas este ano também marca a volta de um ícone do cinema nacional aos cinemas. Estou Falando de José Mijica Marins, o nosso eterno Zé do Caixão. 40 anos depois (eu disse 4 décadas!) o mestre do cinema de horror está completando a trilogia iniciada com "À Meia Noite Levarei a sua Alma" e "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver", e agora com a "Encarnação do Demônio".
Particularmente estou muito feliz, sempre admirei a obra subversiva de Marins, e com certeza é um dos maiores gênios inventivos do cinema de todos os tempos (aguardem em agosto uma matéria Zoneira completa sobre a obra de Zé do Caixão, e saberão do que estou falando). Mas voltando a nova película do unhudo, fiquei mais feliz que pinto em lixão ao saber que ganhou 7 das 13 categorias, incluíndo de melhor filme, do Festival de Cinema de Paulínia, um dos mais respeitados do país.
Zé, visivelmente emocionado, agradeceu a todos os fãs e colegas que acreditaram no projeto, e lembrou de um episódio que prova a paixão deste jovem senhor pela sétima arte: Nos anos 80, ele passava por uma grave crise financeira, e teve que vender toda sua coleção de gibis no antigo magazine Mappin, no centro de São Paulo, para custear a produção de "Demônios e Maravilhas".
Com a premiação, Mojica e seus produtores abocanharam 135 mil. Quando perguntado o que faria com a bufunfa, Zé respondeu: "Com essa grana, vou comprar um monte de quadrinhos".
Isso mesmo mestre, aproveite.
Para quem viu o trailer e algumas cenas liberadas, comprovou a qualidade e o tom sério do filme.
Zé do Caixão apavora nos cinemas dia 08/08/08.

Nenhum comentário: