sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Por favor, leiam este post.


Por Nilton Rodrigues


Como sabem, hoje, sexta-feira (08/08), estréia "Encarnação do Demônio", a volta de José Mojica Marins aos cinemas. Mas antes, deixo a palavra com o roteirista Dennison Ramalho.

Seguinte, pessoas queridas. Tá tudo muito lindo, tá tudo muito bom. Tem Blog, site, cartaz, revista em quadrinhos saindo, pré-estréia, festinhas, prêmios, Festival de Veneza... Tudo isso é bom demais! Mas vamos falar sério, antes que isso aqui deixe de ser CINEMA pra virar COQUETEL! Filme é pra BATER NA TELA! PRA PASSAR NO CINEMA, FAZER SUCESSO, RENDER BILHETERIA DE GENTE GRANDE! Não é pras entradas restritas e cheias de seguranças das portas de festivais. Isso é a cereja do bolo. Um bolo que a gente não sabe o tamanho. Um tamanho que depende de vocês - os fãs do cinema de Horror de José Mojica Marins!

Deixa o tio explicar uma coisa pra vocês: existe um certo mistério envolvendo a presença do Cinema Brasileiro nas salas de exibição de seu próprio país. É um truque mágico, performado na maioria das obras estreadas, pelo circuito exibidor. É o famoso...

MILAGRE DO SUMIÇO DO FILME BRASILEIRO QUE ESTREOU NA SEMANA PASSADA:

É um truque simples:

Um filme brasileiro estréia. Pode até não ir tão mal. Pode sequer ir mal. Pode até ir BEM. Mas sempre vai haver um Homem-Aranha, um Batman, um Indiana do lado - mesmo que já capengado em sua 4a. ou 6a. semana em cartaz. O exibidor, inseguro, faz a mágica: O FILME BRASILEIRO SOME DE CARTAZ na próxima quinta à noite para retornar lugar ao Batman, ao Indiana e ao Aranha, agora em sua 5a. ou 7a. semana.

A única maneira de evitar esse desastre é PROMOVER UMA PRESENÇA MASSIVA, AVASSALADORA, NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA, E AO LONGO DA PRIMEIRA SEMANA! NÃO TEM OUTRO JEITO!

Vocês podem ajudar a fazer esse filme acontecer! Quando eu era criança, na década de 80, filme dos Trapalhões tinha fila de virar esquina! Todo mundo queria ver! Muita gente ficava de fora! O Cinema era um ritual necessário, comunal. Não vivíamos na era da conveniência, dos downloads, dos multiplex... (Isso é tudo muito surpreendente, mas quem se nutre só disso é cinéfilo FRANGO!)... Foi nesse esquema que o Cinema do Mojica aconteceu! Vamos revisitar o passado! Uma época em que o Cinema importava, era relevante, era transformador, congregador! Vamos viver a presença de um filme que é importante pra todos nós: nós que queremos ver mais filmes do Mojica, nós que queremos ver seriados populares de gênero na TV, nós que queremos ver filmes de Horror brasileiro, de Sci-Fi brasileiro, de Aventura, de Cangaço tipo Western matador, de mulher pelada... Enfim, nós que queremos filmes que importam, que FALAM A LÍNGUA DE QUEM PAGA INGRESSO E SAI SATISFEITO!

O QUE PRECISAMOS FAZER:

1) QUEM PUDER IR NO PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA DUAS VEZES (VOCÊ NÃO LEU ERRADO: EU DISSE DUAS VEZES MESMO!), SE CURTIU O FILME, POR FAVOR, VÁ!

2) OK, QUEM ESTIVER MORTALMENTE DURO, POR FAVOR VÁ TAMBÉM! VOCÊ É MUITÍSSIMO IMPORTANTE!

3) FAÇAM BOCA-A-BOCA, DIGAM QUE TEM MULHER PELADA, CONTEM AS CENAS MAIS VISEUS AMIGOS A QUEREREM VER ESSE FILME ACIMA DE TUDO NA VIDA! DÁ CERTO!

4) DIVIDA SUAS IDÉIAS DE BOCA-A-BOCA AQUI NO BLOG

5) E, finalmente...

UMA CONVOCAÇÃO À UMA NAÇÃO ROQUEIRA CHAMADA BRASIL!

Punks, Headbangers, pessoal do Rockabilly, do Psychobilly, turma do Black Metal, do Goth Rock, TODAS AS TURMAS DO ROCK!

O Cinema do Mojica sempre foi um ponto de confluência entre todas as galeras do Rock, principalmente do Rock Underground Brasileiro. Zé do Caixão é, e sempre foi, a coisa mais Rock n' Roll que já existiu em nossa cena cinematográfica!

Eu, como agitador do Cinema de Horror em São Paulo (promovo anualmente sessões de curtas de Horror no Festival internacional de Curtas-Metragens de SP) já aprendi: Filme de Horror? PODE CONTAR COM OS ROQUEIROS DO BRASIL! ELES ESTARÃO LÁ! Já vi salas enormes como o CineSesc, em São Paulo, lotadas até o chão de roqueiros de variadas tribos! Com a gente não tem pra ninguém! A gente lota sala mesmo!

Assim, anuncio: Encarnação do Demônio conta DEMAIS com vocês! INVADAM AS SALAS! APLAUDAM O QUE GOSTAREM! AOS URROS! Aproveitem! Prestigiem! Apóiem!

Um Cinema Brasileiro feito pensando em vocês! Espalhem a notícia de nossa estréia pelas lojas de discos, pelas galerias, bares, clubs, shows, pontos-de-encontro!

VAMOS PROMOVER O CAOS!!!

E aí, fazemos negócio?!


Zoneiros, leve sua namorada (o), noivo(a), pai, mãe, piriquito, papagaio...vamos apoiar o cinema nacional que vale a pena ser apoiado. A cultura agradece.

Nenhum comentário: