sábado, 16 de maio de 2009

Seja o Gulliver do mercado

Por Nilton Rodrigues

Orkut, twitter e muito mais. Toda semana surge uma nova onda digital que promete aumentar seu número de amigos, mesmo que você não saiba nem ao menos uma história secreta deles, como acontecia com os amigos de verdade (pelo menos na minha época era assim).
Bueno, nas minhas indas e vindas por estas ondas virtuais, surfei numa que me deixou pensativo. Geralmente as pessoas me perguntam sobre o mercado publicitário, dicas de sites bacanas, opiniões sobre portfólios e ocasionalmente sobre a mais nova propaganda do intervalo do Fantástico. Mas para falar a verdade, se não eu não fosse publicitário (ou quase), com certeza seria sociólogo ou filósofo (não que estas profissões não sejam requisitos básicos na hora de compreender um cliente com a famigerada síndrome do "sobrinho ideal para a foto" ou do diretor de criação que tem mais apreço pelas frases de impacto ou teorizações do que resolver os problemas dos clientes). Esses dias estava eu numa comunidade de redatores do Orkut e me deparei com uma frase de um rapaz que não aguentava mais os infortúnios do mundo publicitário e soltou esta pérola: "Ou o mercado é muito grande ou nós somos muito pequenos". Uma frase que ficou perdida em meio a megabytes e perfis fakes, mas com certeza carrega um significado quase Freudiano. O mercado anda tão volátil que está diminuindo nossa paixão lúdica pela profissão que escolhemos (seja por baixos salários ou por "enes" problemas já citados neste blog).
Enfim, queria repartir isso com vocês. Podem voltar para o download que estavam fazendo.

Nenhum comentário: