sábado, 12 de dezembro de 2009

Crises!

Por Nilton Rodrigues


Crises em empresas são como qualquer crise, principalmente se comparado à crises pessoais, com a única diferença que, nas empresas, uma turma paga o pato e não apenas você. Vamos tomar como exemplo a crise da TAM na época em que parecia que em cada aeronave tinha uma urucupaca. Ou caia matando centenas, ou saia patinando pelas pistas de aeroportos Brasil afora como uma garota bêbada com patins novos. Centenas de empregados, ou o termo menos pejorativo, colaboradores ou eram demitidos ou sofriam com a má gestão da empresa. Era palpável um desconforto e preconceito contra a empresa, que, por ajuda aou não do destino, era sinônimo de tragédia. Mas ao invés de minimizar estes danos, o corpo de gestores da empresa cada vez colocavam a dita cuja mais abaixo (sem analogias baratas). A falta de informações quando familiares das vítimas buscavam respostas, um péssimo atendimento por telefone do marketing da empresa, enfim, uma coletânea desastrosa de como não saber contornar uma crise. E é aí que entra um profissional de vital importância: o porta-voz. É ele que é a empresa em carne, osso e muitas vezez, desculpas esfarrapadas com a maior cara de verdade. Enfim, saber contornar crise não é para qualquer um.

Nenhum comentário: