quarta-feira, 19 de março de 2008

tum tum tummmmm Pãm pãm pãm papãmmmmmmmmm!!!


Por Nilton Rodrigues


Antes que digam que involui até o nível "uga-buga", esta é a melhor maneira que consegui traduzir em palavras a trilha tema de 2001-Uma Odisséia no Espaço. Mas canto a dita cuja com uma lágrima pendurada no canto do olho. O escritor Arthur C. Clarke foi visitar as estrelas, e sem passagem de volta. O mestre, autor de 2001, Areias de Marte, O Encontro com Rama e outros clássicos da Ficção científica faleceu vítima de insuficiencia respirátoria, traduzindo, morreu de velho.
Clarke foi um visionário da ciência, trabalhando para o exército como conselheiro, escritor e um eterno apaixonado pelas estrelas. Suas obras sempre ultrapassaram o simples entretenimento e alcançaram status de "literatura pensante", levando o leitor a se questionar sobre sua existência e seu papel no universo.
Clarke é um dos meus escritores favoritos, pois foi o maior representante do "boom" dos escritores de Fc dos anos 50 e 60 e o que melhor traduziu a era de ouro do gênero, sem apelar para estripulias e argumentos mirabolantes. Histórias que focavam o cosmo, mas sempre com o Ser Humano como alma. Mais que isso, Clarke sempre foi um romântico quando o assunto era as estrelas, elas o fascinavam e traziam o poeta para parágrafos nerds.

Viaja con Dios!

Nenhum comentário: