quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Top 5 filmes nerds/pra frentex de 2008

Por Nilton Rodrigues


Chegou aquela época de pensar que todo mundo é filho de Papai Noel. É o momento das filas enormes de supermercados, brigas com o gerente do banco, amigos secretos, caipirinha dividida com o seu vizinho, e é claro, é hora das famigeradas listas de melhores do ano. E para não fugir a tradição anual do seu blog mais sem post da net, eis que chegou o momento dos 5 melhores filmes nerds e levemente pra frentex do ano de acordo com este nerd que vos fala (ok, é sempre 10, mas como estou escrevendo isto na hora do trabalho, podei a lista pela metade, entendido, seus bolhas?).
5º - Império dos Sonhos: Está certo que o filme é de 2006, mas só deu as caras em terra Brasilis esse ano. Uma viagem onirica e sensitiva de David Lynch. Uma aula de como desconstruir a narrativa cinematográfica em prol de uma verdadeira experiência cinematográfica, onde o nexo é apenas um detalhe.
4º- Ensaio sobre a Cegueira: Reflita sobre a máxima “o livro é melhor”. Se a obra de José Saramago já sucitava discussões éticas e se esbaldava em analogias com a falta de comunicação humana, Fernando Meirelles traduziu em frames toda a agonia do livro. Uma fotografia primorosa e um elenco invejável. Pena que não teve o reconhecimento merecido na bilheteria.
3º- Homem de Ferro: Entretenimento puro, saudável e sem desmerecer o tico e teco do espectador. O vingador dourado da Marvel Comics explode na tela com todo o realismo que a Industrial Light & Magic poderia oferecer. E é claro, tem Robert Downey Jr impagável no papel do playboy Tony Stark.
2º Wall E: o derradeiro filme da parceria entre Disney e Pixar. Uma obra secular sobre o humanismo sob a ótica de um pequeno robô. Um exemplo de paixão pela sétima arte, com influências da ingenuidade de Chaplin e da ego-flagelação de Woody Allen. No peito de lata bate um coração.
1º The Dark Knight: A visão intimista, racional e acima de tudo humana de Christopher Nolan sobre Batman é tocante. Um filme que quebra paradigmas da indústria cinematográfica: foi a maior bilheteria de 2008 e mesmo assim a película tem cheiro de cinema independente e uma ousadia que beira ao “fodam-se os estúdios”. Dark Knight é um diamante lapidado por uma mente que mergulhou na alma do Cavaleiro das Trevas e presenteou o público com uma trama que nada mais é que uma releitura das tragédias gregas e dos poemas épicos sobre sacrifício, bravura e promessa.

Cheers!

Nenhum comentário: