segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Falaram para o Estagiário em Itaipu: “Quando sair, apaga tudo”

Por Nilton Rodrigues


Brincadeiras à parte, a grande máxima do empurra-empurra se confirma: a culpa é do estagiário. Mas no caso do apagão que afetou 88 milhões de pessoas e 17 estados brasileiros, quem é o estagiário, ou se preferir, quem é o saco de pancadas?
A opcão que eu mais gosto é a dos discos voadores. Dizem que que naquela noite uma esquadrilha de naves sobrevoou o céu brasileiro, provocando uma anomalia magnética causando o apagão. Eu acredito em objetos voadores não identificados, mas também acredito em senhores-com-verborragia-barata-bem-identificados.
Basta ligar a Televisão para se deparar com uma sequência épica de empurra-empurra protagonizada pelos lideres estatais, ministros e imprensa. Difícil prever um culpado a esta altura do campeonato, embora o programa Fantástico de ontem (15/11) tenha dado uma explicação tão complexa, que faria Einstein dar um salto duplo twist carpado no caixão.
fatalidades acontecem a todo instante, e na realidade, creio que tenha sido exatamente isto que tenha ocorrido: uma fatalidade de causas naturais. Desgraça mesmo é esta mania brasileira de tentar achar um culpado a todo custo. E até o fechamento desta edição, o estagiário de Itaipu ainda tinha seu emprego.

Nenhum comentário: